Email marketing para o B2B – A força de um bom argumento

O email marketing é um excelente aliado na venda para empresas – saiba como utilizar

Atingir o cliente corporativo é sempre um dos principais desafios para qualquer profissional de comunicação. Estratégias de massa não são completamente eficazes, uma vez que normalmente cada solução precisa ser personalizada para se adequar às necessidades de cada empresa. Além disso, a janela para abordagem quase sempre se restringe ao horário comercial, onde este cliente já está ocupado pelas suas tarefas e compromissos do cotidiano. Por isso o email marketing acaba sendo como uma das melhores opções para este approach. Você pode direcionar sua comunicação diretamente para o email corporativo, inserindo assim sua comunicação dentro da rotina do profissional o qual deseja abordar.

Para ser bem sucedido em sua ação, é importante tomar uma série de medidas para garantir que este recurso seja utilizado da maneira mais eficiente. Seguem algumas dicas importantes:

Utilizar uma ferramenta profissional

Inbox Center

A primeira etapa para quem deseja trabalhar com comunicação por email é contratar uma ferramenta de envios competente como a Inbox Center, uma vez que o envio por meio de ferramentas comuns como: Outlook, Gmail ou outro Webmail traz uma série de inconvenientes; o fato de usar o campo CCO (ou pior ainda, enviar um por um), a mensagem cair na Caixa de Spam do destinatário ou até mesmo a impossibilidade de mensurar a eficácia da ação.

Domínio fora de blacklist

Os provedores compartilham entre si uma listagem de endereços eletrônicos com episódios de envio em massa de comunicação não solicitada. Uma vez dentro desta lista, é bem difícil obter boas taxas de abertura de comunicação em ações futuras, pois muitos provedores passarão a direcionar suas comunicações diretamente para a pasta de Lixo Eletrônico. Geralmente isso acontece devido ao uso de ferramentas de envio inadequadas ou por envio massivo não autorizado (falta de opt-in, base sem engajamento, entre outros).

Configurações de Delegação DNS e autenticações como: SPF, DKIM, DMARC

Autenticações

São chaves de configuração que devem ser configuradas de acordo com as instruções do suporte técnico da ferramenta de envio contratada. Estas configurações relacionam o seu domínio com a sua ferramenta, atestando a veracidade e procedência das mensagens enviadas. Ajuda (e muito) na obtenção de melhores taxas de entrega.

Assunto claro e objetivo

Quem está no ambiente de trabalho tende a priorizar abrir emails que parecem urgentes ou que tenham boas oportunidades. Destacar os pontos fortes do seu negócio e os benefícios que eles trarão para o cliente é o principal recurso para garantir a abertura do email e a interação com o conteúdo.

Conteúdo relevante

Uma vez que o destinatário abriu a mensagem, ele deve encontrar um conteúdo organizado, sucinto e com as vantagens competitivas bem destacadas. É muito importante que a arte (peça do email) possua links que levem o potencial cliente para páginas com mais informações sobre o produto ou serviço e permita contatá-lo.

Follow direcionadoRelatórios Campanhas

Uma das principais vantagens de usar uma ferramenta profissional são os relatórios após o envio, onde é possível verificar quem abriu e interagiu com a mensagem. Caso você tenha outros dados como nome ou telefone desta pessoa, você deve retornar o contato e perguntar se ela recebeu o email, entendeu a proposta e se gostaria de, por exemplo, o envio de uma proposta. Este tipo de abordagem costuma ter bastante sucesso, e rende reuniões com bom potencial de fechamento.

Tenha sempre em mente que garantir a entrega e capturar a atenção do destinatário são a base de uma ação de sucesso. Busque agregar profissionais competentes e experientes para confeccionar e gerenciar estas campanhas e não abra mão de uma poderosa ferramenta de disparo. Certamente o investimento terá um bom retorno e você terá mais leads para trabalhar sua estratégia comercial.

Publicado por Otthon Coelho

Otthon é CEO da Inbox Center (plataforma de envio de email marketing e SMS) e consultor internacional oficial da Port25 PowerMTA.

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