Glossário com termos técnicos de Email Marketing

Nossos clientes e parceiros sempre nos pedem referências para termos técnicos em email marketing.

Para ajudar criamos um Glossário onde temos uma relação de alguns termos mais utilizados em email marketing, confira.

Glossário com termos técnicos de Email Marketing

A


Autenticações

São configurações e processos que visam a confirmação da identidade (idoneidade) de quem está enviando os emails.

Principais autenticações em email marketing:
DMARC (Domain-based Message Authentication, Reporting e Conformance)
É uma configuração de registro DNS utilizada para reduzir phishings e fraudes de emails na internet. Ela comprova que os emails que chegam para os provedores são realmente do proprietário do nome de domínio.

B


Blacklist

De “Lista Negra” em inglês. Serve para listar endereços IPs e/ou domínios. São utilizadas por provedores e por instituições para barrar o recebimento de emails ou simplesmente pontuar negativamente.

Bounce

São as mensagens de emails que não foram entregues. Estão divididos em Soft e Hard.

Soft Bounce: mensagens que não puderam ser entregues por algum motivo temporário como por exemplo caixa cheia ou servidor indisponível, podem ser entregues em novas tentativas.
Hard Bounce: mensagens que nunca serão entregues (email do usuário não existe mais, domínio inexistente, entre outros).

C


Complaints

São reclamações de usuários. Emails recebidos que foram marcados como “isso é spam”.

D


Deliverability

Termo em inglês para entregabilidade. Entregabilidade engloba técnicas, dispositivos e requisitos feitos para fazer com que os emails cheguem nas caixas de entradas (Inbox) dos usuários.

DKIM (Domainkey Identified Mail)

É uma técnica que utiliza assinatura digital criptografada e chave pública configurada no DNS do remetente, utilizada para comprovar que os emails foram enviados pela origem.

DNS (Domain Name System)

É a forma pela qual a internet troca IPs (números de identificação de máquinas) por domínios (nomes).

DNS Reverso (rDNS ou PTR)

Registro que vincula um nome à um IP. Ele é muito utilizado pelos provedores para aceitar ou rejeitar mensagens de um servidor.

F


FBL (Feedback Loop)

São programas que os provedores possuem para informar aos remetentes (senders) os números e endereços de emails que foram reportados para os mesmos como denúncias de Complaints (“isso é spam”).

H


Hotmail SNDS (Smart Network Data Services)

Serviço da Microsoft que fornece os dados de envios feitos para esse provedor. Nele podemos ver números de emails enviados, resultados dos filtros e outras taxas dos assinantes do Outlook/Hotmail.

I


Inbox

Palavra em inglês para caixa de entrada.

IP

Número de identificação de máquinas. Podemos fazer uma alusão ao número de telefone. No email marketing um IP é o vínculo de servidor que envia emails para os destinatários (provedores como Hotmail, Yahoo, Gmail e tantos outros). O IP é a origem de controle da reputação externa em email marketing.

J


JMRP (Junk Mail Reporting Program)

É o programa de FBL da Microsoft.

O


Opt In

Opção que uma pessoa faz para receber emails de determinado site ou instituição. É permissão para “me envie emails”.

Opt Out

Pedido de descadastro de email. É um pedido de um usuário para não mais receber emails.

P


Phishing

Em email marketing o phishing é um tipo de manobra maliciosa onde alguém utiliza o nome de uma empresa ou instituição com intuito de enganar os usuários fazendo passar por quem não é. Phishing é feito para enviar vírus, roubar senhas, pegar conteúdos digitais sem o consentimento da vítima.

S


Spamtrap

Endereços de emails utilizados pelos provedores, e por instituições, com o intuito de servirem para ‘armadilhas antispam’.
Existem dois tipos: Pristine e Recycled
Pristine: email criado intencionalmente, que nunca foi criado por algum usuário. Quando o provedor recebe alguma mensagem de email marketing ou email corporativo para esse endereço (que nunca existiu) o mesmo marca o enviador (sender) como spammer
Recycled: email que um dia foi utilizado por algum usuário e foi abandonado.

SPF (Sender Police Framework)

Autenticação utilizada para comprovar que o domínio do remetente (sender) não é falso e está autorizado a enviar emails por este domínio.

W


Whitelist

Do inglês “Lista Branca”, é uma lista que contém remetentes confiáveis.

Deixam nos comentários outros termos que desejam conhecer o significado que responderemos por aqui ou em nossas próximas publicações.

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Publicado por blog inboxcenter

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